The Project Gutenberg eBook of Exposição Amadeo de Souza Cardoso - Liga Naval de Lisboa

This ebook is for the use of anyone anywhere in the United States and most other parts of the world at no cost and with almost no restrictions whatsoever. You may copy it, give it away or re-use it under the terms of the Project Gutenberg License included with this ebook or online at www.gutenberg.org . If you are not located in the United States, you will have to check the laws of the country where you are located before using this eBook.

Title : Exposição Amadeo de Souza Cardoso - Liga Naval de Lisboa

Author : José de Almada Negreiros

Release date : October 12, 2007 [eBook #22969]
Most recently updated: November 11, 2007

Language : Portuguese

Original publication : Lisboa: Linotype n.^o 7381--R. Poço dos Negros 81, 1916

Credits : Produced by Vasco Salgado

*** START OF THE PROJECT GUTENBERG EBOOK EXPOSIÇÃO AMADEO DE SOUZA CARDOSO - LIGA NAVAL DE LISBOA ***

Produced by Vasco Salgado

EXPOSIÇÃO

+amadeo de souza cardoso+

LIGA NAVAL DE LISBOA

Em Portugal existe uma unica opinião sobre Arte e abrange uma tão colossal maioria que receio que ella impere por esmagamento. Essa opinião é a do Ex.^mo sr. dr. José de Figueiredo (gago do governo).

Não é porque este snr tenha opinião nem que este snr seja da igualha do resto de Portugal mas o resto de Portugal e este senhor em materia de opinião são da mesma igualha. Um dia um senhor grisalho disse-me em meia-hora os seus conhecimentos sobre Arte. Quando acabou a meia-hora descobri que os conhecimentos do senhor grisalho sobre Arte eram os mesmos que o Ex.^mo senhor Dr. José de Figueiredo usava para me pedir um tostão. [1] Pensa o leitor que faço a anedocta? Antes fôsse. Mas a verdade é que eu estou muito triste com esta furia de incompetencia com que Portugal participa na Guerra Europeia. E que horrôr, caros compatriotas, deduzir experimentalmente que de todas as nossas Conquistas e Descobertas apenas tenha sobrevivido a Imbecilidade. E daqui a indiferença espartilhada da familia portugueza a convalescer á beira-mar. Algumas das raras energias mal comportadas que ainda assômam à tôna d'agua pertencem halucinadamente a seculos que já não existem e quando Um Portuguez, genialmente do seculo XX, desce da Europa, condoído da patria entrévada, para lhe dar o Parto da sua Intelligencia, a indiferença espartilhada da familia portugueza ainda não deslaça as mãos de cima da barriga. Pois, senhores, a Exposição de Amadeo de Souza-Cardoso na Liga Naval de Lisboa é o documento conciso da Raça Portugueza no Seculo XX.

[1] Rectifico:—O Ex.^mo Snr Dr. José de Figueiredo veio substituir no original um Ex.^mo Snr. que tem por habito pedir-me tostões.

A Raça Portugueza não precisa de rehabilitar-se, como pretendem pensar os tradicionalistas desprevenidos; precisa é de nascer pró século em que vive a Terra. A Descoberta do Caminho Maritimo prá India já não nos pertence porque não participamos d'este feito fisicamente e mais do que a Portugal este feito pertence ao seculo XV.

Nós, os futuristas, não sabêmos Historia só conhecêmos da Vida que passa por Nós. Elles teem a Cultura, Nós temos a Experiencia—e não trocâmos!

Mais do que isto ainda Amadeo de Souza-Cardoso pertence á Guarda
Avançada nA MAIOR DAS LUCTAS que é o Pensamento Universal.

Amadeo de Souza-Cardoso é a primeira Descoberta de Portugal na Europa
no seculo XX. O limite da Descoberta é infinito porque o sentido da
Descoberta muda de substancia e cresce em interesse—por isso que a
Descoberta do Caminho Maritimo prá India é menos importante que a
Exposição de Amadeo de Souza-Cardoso na Liga Naval de Lisboa.

Felizmente pra ti, leitor, que eu não sou critico, razão porque te não chateio com elucidações da Arte de que estás tão longinquamente desprevenido; mas ámanhã, quando já soubéres que o valor de Amadeo de Souza-Cardoso é o que eu te digo aqui, terás remorsos de o não têres sabido hontem. Portanto, começa já hoje, vae á Exposição na Liga Naval de Lisboa, tápa os ouvidos, deixa correr os olhos e diz lá que a Vida não é assim?

Não esperes, porém, que os quadros venham ter comtigo, não! Elles teem um prégo atraz a prendê-los. Tu é que irás ter com elles. Isto leva 30 dias, 2 mezes, 1 anno mas, se tem prazo, vale a pêna sêres persistente porque depois saberás tambem onde está a Felicidade.

+José de ALMADA-NEGREIROS+
POETA FUTURISTA

Lisboa 12 de Dez. de 1916.

+OBRA LITTERARIA DE José de ALMADA-NEGREIROS+

+O MOINHO+, a Eduardo Afonso Viana

+23 2.^o ANDAR+, ao Senhor Gualdino Gomes

+O MENDES+, a Christiano Cruz

+A ENGOMADEIRA+, a José Paxêko

+A SCENA DO ODIO+, de José de ALMADA-NEGREIROS, poeta sensacionista e Narciso do Egypto, a Alvaro de Campos

+LENDA D'IGNEZ, A LINDA QUE NÃO SOUBE QUE FOI RAINHA+, a M.^elle
M. G. C. M. (S. T.)

+OS SALTIMBANCOS+, contrastes simultaneos a Santa Rita Pintor

+MIMA FATAXA, SINFONIA COSMOPOLITA E APOLOGIA DO TRIANGULO FEMENINO+, a ti para que não julgues que a dedico a outra

+10 POEMAS PORTUGUEZES+ por M.^me Sonia Delaunay-Terk e José de ALMADA-NEGREIROS

+BALLET VERONESE ET BLEU+, a M.^me Sonia Delaunay-Terk

+K4 O QUADRADO AZUL+, a +Amadeo de Sousa Cardoso+ substantivo impar 1, o detentor da Apologia Masculina, o que me possue em tatuagem azul na sensibilidade, o Amante preferido da Luxuria e do Vicio. (Vidé genio Pintor).

+MANIFESTOS SERIE DIVULGAÇÃO+

+Nota do autor:+ Todos estes livros devem ser lidos pelo menos duas vezes prós muito intelligentes e d'aqui pra baixo é sempre a dobrar.

Linotype n.^o 7381—R. Poço dos Negros 81